Descarte consciente

Descarte Consciente

Você sabia que no Brasil, são produzidas, aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia?

Com tanto lixo assim, o descarte consciente é fundamental, tanto para a preservação do meio-ambiente, quanto para a saúde pública.

O descarte incorreto pode ocasionar diversos problemas como o entupimento de valas e esgotos, poluição de córregos, lagoas, canais e seus ecossistemas, poluição dos lençóis freáticos, e proliferação de pragas e doenças.

Como descartar o lixo corretamente?

Se você separar o lixo que é reciclável (papel, plástico, vidro, metal e lixo orgânico) é possível diminuir pela metade o lixo que vai para aos lixões, por isso é importante descartar corretamente esse tipo de material.

Outros tipos de lixos, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e lixo eletrônico, também devem ser descartados corretamente.

Os lixos eletrônicos largados no meio ambiente podem causar uma série de problemas de contaminação, já que são materiais que contêm mercúrio e alguns metais pesados em sua composição.

Os medicamentos também devem ser descartados de forma correta, pois quando descartados em lixos comuns ou vasos sanitários, podem causar a contaminação do solo e da água por substâncias químicas, por isso criaram os pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso.

Descarte consciente

Você pode verificar o mais ponto de coleta mais próximo de você acessando o site http://www.descarteconsciente.com.br/.

A produção de lixo é prejudicial para a nossa saúde e o meio-ambiente, por isso o ideal seria começarmos a produzir cada vez menos lixo, consumindo produtos de menor impacto e que podem ser reaproveitados. Mas mesmo ainda produzindo bastante lixo podemos diminuir o impacto que isso causa em nossas vidas descartando conscientemente.

Você descarta o lixo que produz corretamente?

 

Posted in Eco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *