Capa Blog 12 - Copa do Mundo de Menor Impacto

Copa do Mundo de Menor Impacto Ambiental

Se você é brasileiro, sabe a importância de uma Copa do Mundo para o país, mesmo que não goste de futebol e não acompanhe muito os jogos.

É difícil não reparar em ruas pintadas, bandeirinhas penduradas e decorações espalhadas pelas casas, mas você sabia que é possível se divertir agindo consciente?

Algumas curiosidades de menor impacto sobre a Copa do Mundo

Resultado de imagem para bola da copa 2018 sustentavelNa Rússia algumas ações em prol do meio ambiente foram tomadas como, por exemplo, a bola da copa, a Telstar 18, que é feita de uma borracha extraída a partir da cana-de-açúcar brasileira.

Considerada ecologicamente correta, a borracha leva o nome de Kelcan Eco e é fabricada pela empresa Arlanxeo, na unidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. A companhia é uma das principais fornecedoras de borracha sintética do mundo e, na bola de futebol, a borracha ficará na camada de espuma, logo abaixo da superfície. A solução é essencial para o quique, promovendo maior elasticidade e resiliência.

Resultado de imagem para estádio luzhniki 2018Outra ação sustentável é que o palco de abertura da copa, o imponente estádio Luzhniki, em Moscou, considerada a principal arena da Copa do Mundo de 2018 ganhou a ‘certificação verde’ por haver superado os requisitos da normativa internacional verde Breeam.

Cada estádio, segundo regras da FIFA, deve ser sustentável em termos de: abastecimento de água, eficiência energética, acesso a transportes, conforto e qualidade das áreas adjacentes, gestão de resíduos, materiais ambientalmente amigáveis e acesso para pessoas com mobilidade limitada.

Festeje com consciência

E o que nós aqui no Brasil podemos fazer para diminuir o impacto ambiental na copa do mundo? A resposta é simples:

  • Se for pintar a rua use tintas naturais que não afetam tanto o meio ambiente;
  • Caso queira colocar bandeirinhas para decorar, faça as suas próprias bandeirinhas, use papel reciclado ou retalhos de tecido; Caso haja descarte, não se esqueça de descartar com consciência.
  • Na hora de se vestir, use as peças que você já tem no seu guarda roupa, use as cores do país que você torce, ou aquela camiseta que usou só uma vez na Copa passada;
  • Para a maquiagem, use glitter ecológico; (:
  • Nos dias dos jogos, evite usar copos e canudos descartáveis. Leve seu copo menos1lixo com você;
  • Descarte todo o lixo que produzir corretamente, não deixe nada jogado na rua.

Vamos então juntos celebrar a Copa do Mundo e cuidar do meio ambiente?

Posted in Eco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *